Ibiapaba FM 98,1 - Ceará registra 12 mortes e mais de 90 casos de meningite neste ano

Ceará registra 12 mortes e mais de 90 casos de meningite neste ano

A meningite pode ser causada por diversos microrganismos, como vírus, bactérias, fungos e outros.


15/06/2024 09:11:06

O Ceará registrou um total de 12 mortes por meningite neste ano. Dos 93 casos reportados da doença até o dia 8 de junho, 5 foram de doença meningocócica (causada por bactérias) e 88 de outras meningites (ocasionadas por vírus, parasitas, fungos ou outros agentes).

Mais da metade dos casos foram registrados na Coordenadoria de Fortaleza, que abrange os municípios de Aquiraz, Eusébio e Itaitinga, além da capital. 
Os dados são da Planilha de Notificação Semanal (PNS) da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), além de dados complementares enviados pela Pasta

O número de casos registrados é menor, em comparação com igual período do ano passado, quando 124 registros foram contabilizados. Em contrapartida, o número de óbitos cresceu. Em 2023, foram 7 mortes causadas entre janeiro e o início de junho.
 
Desse total, a faixa etária de 1 até 9 anos concentra 41,6% dos óbitos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por diversos microrganismos, como vírus, bactérias, fungos e outros.

De acordo com a médica infectologista do Hospital São José, Fernanda Remígio, a meningite bacteriana é, geralmente, a forma mais grave da doença e os sintomas incluem:

Febre;

Dor de cabeça;

Rigidez na nuca;

Mal-estar;

Vômito;

Náusea.

​Além desses sintomas, caso a pessoa não seja tratada a tempo, podem aparecer sintomas mais graves, como: convulsões, coma e até a morte. Além desses, o Ministério da Saúde descreve ainda os sintomas de meningites causadas por outros agentes, que são bem semelhantes aos causados por meningites bacterianas.

Sintomas de meningite viral: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz). Em bebês, os sintomas citados podem ser mais difíceis de perceber. 

O bebê pode ficar irritado, vomitar, alimentar-se mal ou parecer letárgico ou irresponsivo a estímulos. Também podem apresentar a fontanela (moleira) protuberante ou reflexos anormais.

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 05:00 às 23:59