Operação da Polícia Federal mira criminosos que lavavam dinheiro com imóveis e carros de luxo
Os mandados de busca e apreensão são cumpridos também nos estados do Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e São Paulo.
27/06/2024 08:59:27
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação EUROGOLPES, cumprindo oito mandados contra suspeitos de integrar um esquema criminoso envolvendo lavagem de dinheiro com imóveis e carros de luxo no estado do Ceará. Os mandados de busca e apreensão são cumpridos também nos estados do Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e São Paulo.
Conforme a investigação, trata-se de uma operação criminosa sofisticada, com fraudes bancárias de grande escala na Europa (Portugal e Espanha). O dinheiro conseguido com esse esquema era então lavado com bens de alto valor no Brasil, principalmente em São Paulo e no Ceará. São mais de 20 investigados, no total, com a investigação cumprindo ainda medidas como bloqueio de contas e bens, recolhimento de passaportes e proibição de deixar o país.
A investigação teve início a partir de informações fornecidas pelos representantes de Portugal e Espanha na EUROPOL (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial), que repassaram os dados aos investigadores brasileiros. Desde o início, foi identificada a transferência de fundos ilícitos para o Brasil, onde supostamente eram investidos em bens de alto valor, como imóveis e veículos de luxo, em uma tentativa de ocultar a origem criminosa dos recursos.