Governo determina que Meta pare de usar dados de usuários para treinar inteligência artificial
A decisão foi aprovada pelo Conselho Diretor em Circuito Deliberativo, que entendeu existirem constatações preliminares para a expedição da medida preventiva.
03/07/2024 08:34:10
A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, emitiu nesta terça-feira (2) uma medida preventiva que determina a suspensão, no Brasil, da nova política de privacidade da empresa Meta que autorizava o uso de dados pessoais publicados em plataformas para fins de treinamento de sistemas de inteligência artificial.
A pasta entendeu que a empresa não forneceu informações necessárias para que os usuários “tivessem ciência sobre as possíveis consequências”. Ao R7, a Meta disse estar “desapontada” com a decisão da ANPD e afirmou que “isso é um retrocesso para a inovação e a competividade no desenvolvimento de IA”
O despacho foi publicado no Diário Oficial da União desta terça, e também estabelece uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União desta terça, e também estabelece uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. A decisão foi aprovada pelo Conselho Diretor em Circuito Deliberativo, que entendeu existirem constatações preliminares para a expedição da medida preventiva.