Ibiapaba FM 101,5 - Ensino Médio: Câmara aprova reforma sem obrigatoriedade do espanhol

Ensino Médio: Câmara aprova reforma sem obrigatoriedade do espanhol

Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas.


10/07/2024 09:00:22

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) novas mudanças na reforma do ensino médio, destacando-se a não obrigatoriedade do ensino de espanhol. A proposta, que já havia sido analisada pelo Senado, agora segue para sanção presidencial.

“O novo ensino médio está aprovado. É o resultado do diálogo respeitoso que envolveu estudantes, professores, entidades diversas e parlamentares. A Câmara garantiu a manutenção de avanços importantes, como as 2.400 horas para a formação geral básica e o fortalecimento da formação técnica de nível médio. Agora, as redes terão tempo para organizar a implementação das mudanças já para o próximo ano letivo. Que sigamos, juntos, trabalhando para tornar a escola mais atrativa aos nossos jovens. A construção de um ensino médio de qualidade, que contribua para um país de mais oportunidades, é interesse de toda a sociedade”, disse Camilo Santana.

O substitutivo do deputado Mendonça Filho (União-PE) mantém o aumento da carga horária da formação geral básica, de 1.800 para 2.400 horas nos três anos do ensino médio para alunos que não optarem pelo ensino técnico. A carga horária total do ensino médio continuará a ser de 3.000 horas nos três anos.

Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas. A escolha poderá ser entre um dos seguintes itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ou ciências humanas e sociais aplicadas.

NO AR Café Com Notícias
Juliana Lopes, Karla Costa - 07:00 às 08:00