Pesquisa da UFC alerta para riscos de câncer associados ao banho de lua
No entanto, alertam para a necessidade de atenção à frequência e concentração das substâncias utilizadas.
25/07/2024 08:58:46
Uma pesquisa realizada no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) trouxe um alerta para quem realiza o banho de lua, pois o tratamento estético traz riscos de câncer do tipo leucemia. O tratamento é destinado ao clareamento dos pelos.
O estudo encontrou fortes indícios de que a solução utilizada no procedimento, que é composta por peróxido de hidrogênio, conhecida como água oxigenada, e amônia pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de medula (leucemia) e síndrome mielodisplásica (SMD), um distúrbio que afeta a produção de células sanguíneas.
Os estudos anteriores eram de natureza epidemiológica, baseados em estatísticas populacionais. Em contraste, a pesquisa de Letícia é pré-clínica e foi conduzida em ratos, avaliando o impacto dessas substâncias nas células da medula e nos genes dos animais.
Embora o banho de lua seja permitido, os pesquisadores destacam que isso não significa que todos os usuários desenvolverão câncer. No entanto, alertam para a necessidade de atenção à frequência e concentração das substâncias utilizadas