Ibiapaba FM 98,1 - Justiça Federal condena 15 pessoas por promover imigração ilegal para os Estados Unidos

Justiça Federal condena 15 pessoas por promover imigração ilegal para os Estados Unidos

Um ex-prefeito do município Tarumirim, de Minas Gerais, foi uma das lideranças condenadas.


05/08/2024 09:00:33

A Justiça Federal condenou 15 pessoas de três grupos criminosos que promoviam a imigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, inclusive de menores de idade. As penas variam de 10 a 20 anos, dependendo da função exercida na organização criminosa, sendo que os líderes receberam as maiores punições. Um ex-prefeito do município Tarumirim, de Minas Gerais, foi uma das lideranças condenadas.

De acordo com a denúncia oferecida pelo MPF (Ministério Público Federal), no geral, três crimes foram cometidos: migração ilegal, envio ilegal de menor para o exterior e organização criminosa. Os grupos criminosos condenados eram compostos por pessoas da mesma família — filhos, irmãos e cônjuges. Estavam ativos pelo menos desde 2018 e foram responsáveis por viagens semanais de dezenas de pessoas para o país americanos.

O sistema utilizado é chamado de “cai-cai”, onde adultos acompanhados por menores de idade se entregam para autoridades americanas pedindo asilo devido às dificuldades no Brasil. Passagens clandestinas pela fronteira dos Estados Unidos com o México também eram utilizadas. Ainda de acordo com o MPF, os esquemas foram descobertos a partir de entrevistas migratórias feitas pela Polícia Federal entre maio e junho de 2019 a passageiros que embarcavam no aeroporto de Confins com destino a Cancún e para a Cidade do México

 

NO AR Forrozão da 101
- 15:00 às 18:00