Ibiapaba FM 98,1 - Motoristas de app no Cariri cobram valor extra dos passageiros além do preço normal da viagem

Motoristas de app no Cariri cobram valor extra dos passageiros além do preço normal da viagem

Caso não seja resolvido por lá, o meio é procurar o Ministério Público através do Decon e assim buscar alternativas por meios judiciais"


15/08/2024 09:47:34

Consumidores de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, denunciam que motoristas de aplicativos têm cobrado valores extras nas viagens. Uma cliente que prefere não se identificar relata que, em alguns casos, a cobrança extra dos profissionais eleva o preço final da corrida ao dobro do valor regular.
"Tentei por volta de quatro vezes, com quatro motoristas diferentes, acionar uma corrida que dava um valor de aproximadamente R$ 20, R$ 21. E assim que a corrida era aceita, eles imediatamente mandavam uma mensagem perguntando o preço, e coincidentemente esse preço era de R$ 40, ou seja, o dobro ou mais que o dobro do valor da corrida", afirmou.
A mulher reforça que não foi a primeira vez que isso aconteceu. "O ano passado eu precisei fazer uma corrida, já era tarde, já era 10 horas da noite, e eu me lembro que o motorista me cobrou um valor de R$ 10 a mais", conta.

Repasse 'injusto' ao motorista
O presidente da Associação dos Motoristas do Cariri, José Wellington Bezerra, confirma que a cobrança é feita, mas afirma que a plataforma não repassa um "valor justo" aos trabalhadores. Então, cobrar do cliente seria uma forma de compensar a corrida.

"Houve agora um aumento de combustível, de gasolina praticamente R$ 6,45 litros, enquanto a viagem para o motorista já sai a R$ 6,50, ou seja, não paga. Se você for botar um ponto lápis, não paga. Então, infelizmente, a categoria torna-se obrigada a pedir sempre aquele valor extra, R$ 3, R$ 4, R$ 5 no valor extra", justifica.
Para o advogado João Ribeiro, especialista em direito do consumidor, apesar do argumento dos motoristas, a prática é considerada ilegal. Conforme o advogado, essa atitude não é lícita, já o Código de Defesa do Consumidor "é claro" ao dizer que a propaganda vincula a proposta que ele faz ao consumidor direto, que seria no caso quem está contratando o motorista por aplicativo.

"O valor da corrida, seja de R$ 6, R$ 10 ou R$ 20, aquela propaganda vincula a proposta vincula o motorista a cobrar somente aquele valor. O cliente que se sentir lesado com a cobrança indevida pelo motorista pode procurar diretamente a plataforma do aplicativo de viagens. Caso não seja resolvido por lá, o meio é procurar o Ministério Público através do Decon e assim buscar alternativas por meios judiciais"

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Pedro Alisson - 08:00 às 11:00