Ceará participa de campanha nacional para identificar pessoas desaparecidas
Por último, será coordenada a pesquisa de impressões digitais de corpos não identificados armazenadas em cada estado.
26/08/2024 08:46:49
os próximos dias 29 e 30 de agosto, o Ceará fará parte da Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esta será a primeira fase da campanha – veja mais sobre as outras etapas abaixo. A campanha objetiva coletar material genético e impressões digitais de familiares e de pessoas com identidade desconhecida e pesquisar informações de mortos sem identificação.
O Estado terá dez postos de coleta e os interessados devem levar um Boletim de Ocorrência comunicando o desaparecimento. A iniciativa é da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará e da Perícia Forense do Estado do Ceará.
A campanha de três etapas utiliza técnicas de identificação genética e papiloscópicas. Na primeira fase, que vai até 30 de agosto, serão coletadas amostras de DNA de familiares de desaparecidos. Na segunda fase, será o recolhimento de impressões digitais e de material genético de pessoas vivas com identidade desconhecida. Por último, será coordenada a pesquisa de impressões digitais de corpos não identificados armazenadas em cada estado.