Ibiapaba FM 98,1 - Fumaça que cobre céu de cidades do Ceará causa riscos à saúde? Médico recomenda cuidados

Fumaça que cobre céu de cidades do Ceará causa riscos à saúde? Médico recomenda cuidados

A baixa umidade relativa do ar, característica desta época do ano, também ajuda nessa coloração cinza.


26/08/2024 09:32:48

Fumaça que cobre céu de cidades do Ceará causa riscos à saúde? Médico recomenda cuidados
Os céus de cidades cearenses e de outros estados estão cinzas nos últimos dias, como efeito das queimadas ocorridas na Amazônia e no Pantanal. Um dos efeitos do acúmulo de cinzas é o risco à saúde.

A baixa umidade relativa do ar, característica desta época do ano, também ajuda nessa coloração cinza. Ela facilita o transporte da poluição da superfície para a atmosfera, como poeira e material particulado diverso.
Conforme o médico otorrino Sérgio Tadeu explica as consequências e como prevenir doenças respiratórias. 

Quais os riscos à saúde com a presença dessa fumaça?

"Tem gases tóxicos na fumaça, tem partículas pequenas que, ao entrar em contato com nossos olhos e a via aérea, que inclui nariz, garganta, bronquitos e pulmão, danifica a pele dessas regiões e pode causar processo de inflamação, predispor a infecção, baixar a imunidade, piorar condições que já existem, como asma, alergias, doenças pulmonares"
O médico Sérgio Tadeu recomenda sim o uso do equipamento de proteção.

"Um dos motivos é exatamente porque a máscara minimiza o contato desses poluentes, dessas partículas com a via respiratória. Então você vai tentar minimizar exatamente essa agressão à pele da via respiratória, que a gente chama de mucosa. Então é uma recomendação sempre válida, mesmo com um nível de poluição um pouquinho menor do que na região mais atingida."

Crianças e idosos requerem cuidados especiais

"Os extremos de idade, tanto os idosos como as crianças, são mais suscetíveis ao dano causado pela poluição. Existem até alguns estudos que crianças que são expostas à poluição podem ter um dano na parte respiratória para o resto da vida, além de aumentar a chance de desenvolver doenças alérgicas, piorar o sistema imunológico, facilitar infecções e piorar o quadro clínico no geral, inclusive de doenças cardiovasculares."

 

 

NO AR Café Com Notícias
Karla Costa, Juliana Lopes - 07:00 às 08:00