Prefeito filmado usando lança-chamas em campanha tem candidatura indeferida
Além disso, também foi decidida a cassação dos diplomas de Eduardo Bismarck e Audic Mota.
05/09/2024 09:41:47
O prefeito de Baturité, Herberlh Mota (Republicanos), teve a candidatura à reeleição indeferida por decisão do Juízo da 5ª Zona Eleitoral. Ainda cabe recurso da decisão. Na terça-feira (3), Herberlh foi alvo de uma operação da Polícia Federal após utilizar um lança-chamas durante um evento político no município. No entanto, o indeferimento da candidatura tem relação com outro processo que corre desde 2022, com acusação de abuso de poder político e de autoridade.
O indeferimento da candidatura foi publicada no dia 31 de agosto pelo juiz Daniel Gonçalves Gondim, responsável pela 5ª Zona Eleitoral, localizada no município.
Conforme a acusação do Ministério Público Eleitoral, Hérberlh teria usado redes sociais e o erário da Prefeitura de Baturité para promover as candidaturas do deputado federal Eduardo Bismarck e do deputado estadual Audic Mota, o que teria gerado um desequilíbrio na disputa ao favorecer os dois em detrimento de outros candidatos.
O caso correu até o Tribunal Superior Eleitoral, onde, em maio de 2024, o colegiado decidiu pela inelegibilidade, por 8 anos, do prefeito Hérberlh Mota; do seu vice, Francisco Carlos Lourenço, conhecido como Irmão Carlinhos; e dos deputados Eduardo Bismarck e Audic Mota.
Além disso, também foi decidida a cassação dos diplomas de Eduardo Bismarck e Audic Mota.