Ibiapaba FM 98,1 - Furacão Milton causa destruição na Flórida, deixa milhões sem luz, mas perde força

Furacão Milton causa destruição na Flórida, deixa milhões sem luz, mas perde força

Eles também podem causar danos extensos às linhas de energia.


10/10/2024 09:12:42

O furacão Milton chegou à costa da Flórida às 20h30 (21h30 no horário de Brasília) desta quarta-feira, 9, tocando o solo de Siesta Key, perto da cidade de Sarasota, com categoria 3 e ventos de pico de 205 quilômetros por hora. Algumas horas depois, Milton se enfraqueceu para um furacão de categoria 1, mas alertas sobre o efeito devastador, incluindo inundação repentina, permaneciam ativos.
Inicialmente, a previsão era de que o furacão tocasse o solo americano na madrugada desta quinta-feira, 10. Mais de 2 milhões de clientes da Flórida ficaram sem energia elétrica após a passagem do furacão. Em St. Petersburg, uma tubulação de água quebrada forçou a cidade a desligar temporariamente seu serviço de água potável à meia-noite.
Milton estava trazendo uma tempestade mortal para grande parte da Costa do Golfo da Flórida, incluindo áreas densamente povoadas como Tampa, St. Petersburg, Sarasota e Fort Myers. Um alerta de emergência de inundação repentina foi emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia para a área da Baía de Tampa, incluindo as cidades de St. Petersburg e Clearwater.

Cerca de 90 minutos após atingir a costa, Milton estava centrado a cerca de 30 quilômetros a nordeste de Sarasota, informou o Centro Nacional de Furacões. A tempestade enfraqueceu para um furacão de categoria 2, com ventos máximos sustentados de 175 km/h.

Enquanto o furacão passava a leste de Lakeland, na Flórida, por volta de 1h, o Serviço Nacional de Meteorologia anunciou que Milton havia regredido para a categoria 1 com ventos máximos de 145 km/h.

Um furacão de categoria 1 é considerado como tendo ventos muito perigosos que derrubam árvores de raízes rasas, quebram galhos de árvores e danificam o exterior de casas. Eles também podem causar danos extensos às linhas de energia.

NO AR Forrozão da 101
- 16:00 às 18:00