Projeto que prevê contratação de autistas para trabalho adaptado pode ser aprovado
Rafa Zimbaldi afirma que ideia é que o autista seja acomodado em cargos afins com suas especificidades para valorizar e exercitar a inclusão.
23/10/2024 08:37:07
O deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) deve ter, nesta semana, a aprovação em Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) do projeto de lei 429/2021. A matéria garante à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) espaço no mercado de trabalho compatível com suas aptidão, formação, experiência e opinião. A propositura já passou por apreciação na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp, na terça-feira (16), e está na última etapa de tramitação, antes de ser encaminhada à Ordem do Dia.
O texto 429/2021 prevê que pessoas autistas tenham assegurados uma função profissional de acordo com seus atributos pessoais, físicos e cognitivos em qualquer ambiente laboral. A proposta do parlamentar do Cidadania-SP reforça que a empresa que contratar pessoas com TEA terá de observar as particularidades do candidato, passando, por exemplo, por preferências pessoais e formação acadêmica. Rafa Zimbaldi afirma que ideia é que o autista seja acomodado em cargos afins com suas especificidades para valorizar e exercitar a inclusão.