Ibiapaba FM 98,1 - Estudo revela que 8 a cada 10 brasileiros vivendo com HIV não estão vacinados contra a Mpox

Estudo revela que 8 a cada 10 brasileiros vivendo com HIV não estão vacinados contra a Mpox

O estudo investigou a situação vacinal contra a Mpox, uma doença zoonótica provocada pelo vírus Mpox, em pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) no Brasil.


31/10/2024 09:57:59

Uma pesquisa, realizada com base em dados do Ministério da Saúde (MS) coletados até abril de 2023, aponta que apenas 18,3% das Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA) no País receberam a vacina MVA-BN Jynneos, utilizada para prevenir a Monkeypox (Mpox). Os dados, publicados na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), foram divulgados no dia 25 passado.O estudo investigou a situação vacinal contra a Mpox, uma doença zoonótica provocada pelo vírus Mpox, em pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) no Brasil. Nas regiões Sul e Nordeste, a cobertura vacinal é ainda mais preocupante, com apenas 3,5% e 10,1% dos grupos prioritários vacinados nessas áreas, respectivamente.
 
Em agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global após o aumento de casos notificados da doença. Em 2024, o Brasil já registrou 1.300 casos confirmados de Mpox, sendo 22 deles no Ceará.Segundo a pesquisa, o Sudeste foi a região que apresentou a maior taxa de imunização durante o intervalo analisado, com 32,8% da população-alvo vacinada, enquanto o Sul registrou a menor cobertura, com apenas 3,5%. No Centro-Oeste, a vacinação atinge 13,9% das PVHA, enquanto o Nordeste, que inclui o Ceará, tem uma taxa de 10,1%. O Norte do País apresenta cobertura vacinal de 10,4%.Os números apontam uma disparidade regional nas taxas de vacinação, com destaque para as regiões sul e nordeste, que apresentaram os menores índices de cobertura. Até a data analisada, 2.978 doses da vacina contra mpox foram administradas na população com HIV em todo o Brasil, correspondendo a uma taxa de imunização de 2 a cada 10 pessoas.
  

NO AR Voz da Libertação
- 18:00 às 19:00