Duas novas subvariantes de covid-19 são registradas no Ceará em meio a aumento de casos
O Ceará vem registrando, nos últimos dias, duas novas subvariantes do vírus da covid-19: a LP.8.1 e a XEC.
29/11/2024 10:33:40
O Ceará vem registrando, nos últimos dias, duas novas subvariantes do vírus da covid-19: a LP.8.1 e a XEC. Os dados são registrados em meio a um aumento no número de casos e crescimento na taxa de positividade nos testes de covid realizados no estado.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) registrou a presença das subvariantes da Ômicron em 12 das 30 amostras que foram coletadas entre 26 de agosto e 5 de novembro de 2024. A subvariante XEC já foi identificada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina e é resultante da combinação do material genético de duas outras variantes.
Não há, até o momento, evidências de que os sintomas causados sejam mais graves do que o de outras variantes da Ômicron, ainda conforme o estudo. Também não foram registrados, até o momento, casos graves na sequência de casos registrados recentemente no Ceará – a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no entanto, sublinha a necessidade de fazer uso de medidas de prevenção e reforçar os cuidados, já disseminados entre a população durante o período da pandemia de covid-19.