Ibiapaba FM 98,1 - Ceará investiga caso raro de ameba “comedora de cérebro” que matou criança em Caucaia

Ceará investiga caso raro de ameba “comedora de cérebro” que matou criança em Caucaia

Apesar de receber atendimento médico, os tratamentos iniciais não surtiram efeito.


07/12/2024 09:49:52

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está investigando um caso raro de meningoencefalite amebiana primária, doença provocada pela Naegleria fowleri, uma ameba, que levou à morte uma criança de 1 ano e 3 meses em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Este é o primeiro registro da doença no Brasil, que possui alta letalidade e já é conhecida em outros países, como os Estados Unidos.
O caso foi registrado em 12 de setembro, quando a criança apresentou febre alta e dor de garganta. Os sintomas evoluíram rapidamente para irritação meníngea, com dores musculares e vômitos. Apesar de receber atendimento médico, os tratamentos iniciais não surtiram efeito. A vítima faleceu em 19 de setembro e, após análises realizadas no Serviço de Verificação de Óbito (SVO) do Ceará, foi detectada a presença da ameba.
A principal suspeita é de que o contato com a Naegleria fowleri tenha ocorrido durante o banho doméstico, pois a criança não havia frequentado rios, lagos ou açudes — habitats naturais dessa ameba. Presente em águas doces quentes e paradas, ela entra no corpo humano através das narinas, migrando para o cérebro, onde causa danos severos ao sistema nervoso central.

Popularmente conhecida como “ameba comedora de cérebro”, a Naegleria fowleri não se transmite de pessoa para pessoa, nem é altamente contagiosa em locais onde está presente. No entanto, a taxa de letalidade da doença é alarmante, chegando a 97%, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Ainda não há cura comprovada para a infecção, e os tratamentos existentes, como combinações de medicamentos, apresentam eficácia limitada.

NO AR Voz da Libertação
- 18:00 às 19:00