Ibiapaba FM 98,1 - Pedidos de recuperação judicial cresceram 24% no Ceará; entenda fatores

Pedidos de recuperação judicial cresceram 24% no Ceará; entenda fatores

Em agosto deste ano, por exemplo, foi instituído o programa Regulariza Ceará.


16/12/2024 10:32:41

Os pedidos de recuperação judicial no Ceará cresceram 24% em 2024. Isso porque, entre os meses de janeiro a outubro deste ano, foram 31 requisições contra as 25 realizadas no igual período de 2023. Os dados são do estudo divulgado pela Serasa Experian.Contudo, levando em consideração os requerimentos e decretos de falência, houve uma redução. A queda foi de 20 para 16 nos pedidos e de 18 para 11 nos fechamentos definitivos das empresas.
    
No âmbito nacional, o cenário é mais alarmante: o aumento de pedidos de recuperação judicial foi de 73%. São 1,7 mil empresas que requisitaram neste ano até setembro.

Já outubro foi considerado o terceiro maior mês em pedidos de recuperação neste ano. Ao todo, foram 223 requerimentos, o que representa um aumento de 37% ante o igual mês do ano anterior.
De acordo com o presidente da Comissão Especial de Recuperação Judicial e Falências (CERJF) da OAB-Ceará, Abimael Carvalho, a combinação de altas taxas de juros, inadimplência dos consumidores, depreciação cambial, desafios tecnológicos, instabilidade política e mudanças climáticas tem gerado um ambiente financeiro instável, forçando muitas empresas a buscar proteção judicial para reestruturar suas dívidas.Porém, reforça que, mesmo com a situação, o Ceará tem tomado medidas para minimizar o impacto desse crescimento histórico e apoiar a saúde fiscal das empresas. Em agosto deste ano, por exemplo, foi instituído o programa Regulariza Ceará.
   

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59