Ibiapaba FM 98,1 - Anvisa proíbe venda do Insupril, suplemento alimentar que prometia curar diabetes

Anvisa proíbe venda do Insupril, suplemento alimentar que prometia curar diabetes

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que cerca de 20 milhões de pessoas são afetadas pela doença.


25/12/2024 08:19:35

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução proibindo a comercialização do Insupril, suplemento alimentar de componentes naturais. O produto estava sendo vendido com a promessa de curar a diabetes.

Um vídeo que circula nas redes sociais aponta o suplemento como um medicamento para ser usado no tratamento da doença. Nele, um suposto médico aparece falando sobre a eficácia do produto e afirmando falsamente que outros medicamentos usados globalmente não funcionam ou causam graves efeitos colaterais.

A empresa também declarava enganosamente em sua página na internet que o Insupril era registrado pela Anvisa e tinha sua eficácia aprovada pela agência. Ao g1, o órgão informou que essa era uma alegação falsa.

Além disso, a agência explicou que a empresa não passou pelo processo de registro, algo obrigatório para suplementos alimentares, e que o produto não pode prometer cura para problemas de saúde, já que não é um medicamento.

É importante lembrar também que a diabetes não tem cura, apenas controle. Ela é uma doença que ocorre devido a falta de insulina, hormônio anabólico produzido pelo pâncreas responsável pela redução da glicemia e controle de açúcar no sangue.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que cerca de 20 milhões de pessoas são afetadas pela doença.

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59