Furto de cabos de energia afetou 176 mil clientes em 2022 no Ceará, estima Enel
Roubo
31/08/2022 19:31:17
As ocorrências de furto de cabos da rede elétrica prejudicou mais de 176 mil clientes em 2022, segundo a Enel Ceará, companhia responsável pelo serviço no estado. Ao todo, os 1.117 resultaram em 180 km de cabos furtados, deixando parte da população sem energia. A empresa reforça que, além de ser crime, a prática também oferece risco à população.
Somente em Fortaleza e Região Metropolitana, mais de 100 mil unidades consumidoras foram afetadas pelo furto de cabos. Na capital, os bairros mais atingidos são:
- Água Fria
- Presidente Kennedy
- Cidade dos Funcionários
- São João do Tauape
- Centro
- Barra do Ceará
- Aldeota.
Já na gerência operacional Norte, que passa pelo Litoral Oeste/Norte até meados do Sertão de Crateús e parte do Sertão Central, mais de 45 mil clientes ficaram sem energia. Municípios como Acaraú e Camocim registraram juntos mais de 80 ocorrências de falta de energia devido ao furto de cabos.
A Enel Ceará afirmou que tem intensificado as operações em campo, com foco no combate a esses furtos, levando equipes técnicas para realizarem vistorias nas sucatas em busca de materiais receptados após o furto. Com isso, cinco pessoas já foram presas neste ano. Um dos principais problemas ocasionados é com relação ao funcionamento dos semáforos