Ministério da Saúde monitora casos de metapneumovírus (HMPV) na China
Até o momento, a origem do vírus é desconhecida.
08/01/2025 08:37:06
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (7), que está acompanhando o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China. O vírus respiratório tem causado preocupação e infectado principalmente crianças, com hospitais lotados de pacientes apresentando sintomas semelhantes aos da Covid-19. Até o momento, a origem do vírus é desconhecida.
Segundo Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, não há, por enquanto, alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas "a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes", disse.
Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (China CDC) revelam que a magnitude e intensidade das infecções respiratórias foram menores do que as registradas no mesmo período do ano anterior, conforme as últimas atualizações de vigilância do órgão.
O estudo apontou, no entanto, que houve um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), infecção por rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, com destaque para as províncias do norte chinês.