Substância nociva na água da vila de Jericoacoara é 11 vezes acima do tolerado, aponta estudo
A pesquisa analisou amostras coletadas bimestralmente de água subterrânea de poços particulares e da água fornecida pela distribuição pública na vila.
09/01/2025 09:16:11
Um estudo realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FCE) revelou que a água da vila de Jericoacoara apresenta níveis de nitrato elevados. A pesquisa, conduzida entre setembro de 2022 e setembro de 2023, apontou concentrações até 11 vezes superiores ao limite permitido pelas autoridades sanitárias.
O nitrato, embora natural no ciclo de nitrogênio do corpo humano, pode causar intoxicações severas quando consumido em excesso, acarretando riscos à saúde, como dificuldade no transporte de oxigênio aos tecidos, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, dores abdominais, vômitos e, nos casos mais graves, cianose e morte.
A pesquisa analisou amostras coletadas bimestralmente de água subterrânea de poços particulares e da água fornecida pela distribuição pública na vila.
Os níveis de nitrato ultrapassaram consistentemente o limite estabelecido pelo Ministério da Saúde, de 10 miligramas por litro. Nos poços particulares, as concentrações chegaram a ser mais de 11 vezes superiores ao permitido, enquanto na água distribuída os valores médios ultrapassaram em mais de seis vezes o padrão legal. Segundo o pesquisador à frente do estudo, Edmo Rodrigues, o problema se intensifica durante os períodos de seca, quando a concentração de nitrato aumenta.