Ibiapaba FM 98,1 - General brasileiro que comandará força de combate da ONU no Congo já atuou no Ceará durante motim

General brasileiro que comandará força de combate da ONU no Congo já atuou no Ceará durante motim

Embaixadas de países como a França, a Bélgica, os Estados Unidos e a do Brasil foram atacadas por manifestantes.


30/01/2025 08:46:32

O anúncio da nomeação de general Ulisses, que atuava no Comando Logístico do Exército, aconteceu em meio à crise desencadeada pela ofensiva dos guerrilheiros do M-23 no leste do país, atingindo a cidade de Goma, a capital do Kivu do Norte, estado da RDC vizinho à Ruanda. O grupo M-23 é formado por integrantes da minoria Tutsi.

O general atuou no Ceará em fevereiro de 2020, como reforço à segurança pública durante motim de policiais militares, como comandante da tropa empregada da Força Tarefa Felipe Camarão, durante a operação do Exército batizada de Madacaru.

Foram mobilizados na época cerca de 2,5 mil militares do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Na época, o Governo do Estado passou o controle operacional de Raio, o Choque e policiamentos especializados para o Exército.

Milhares de habitantes do Kivu do Norte deixaram a região, enquanto protestos em razão do que os congoleses chamam de inação das potências estrangeiras diante da suposta agressão patrocinada por Ruanda estouraram nesta quinta-feira em Kinshasa, capital da RDC. Embaixadas de países como a França, a Bélgica, os Estados Unidos e a do Brasil foram atacadas por manifestantes.

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 05:00 às 23:59