Fortaleza tem 23 casas de repouso para idosos em situação irregular
Na última segunda-feira (10), inclusive, uma instituição no bairro Carlito Pamplona foi interditada por más condições.
13/02/2025 09:36:32
Um levantamento do Ministério Público do Ceará (MPCE) mostrou que 23 casas de repouso para idosos em Fortaleza estão em situação irregular. Na última segunda-feira (10), inclusive, uma instituição no bairro Carlito Pamplona foi interditada por más condições.
De acordo com o levantamento do MPCE, das 42 instituições de longa permanência para idosos em Fortaleza - as chamadas casas de repouso -, 19 estão regulares; enquanto 16 possuem pendências com documentação. Há 5 casas de repouso atualmente interditadas, e há mais dois pedidos de interdição contra outras instituições.
Para funcionar, uma instituição de longa permanência para idosos precisa ter algumas certificações, como alvará de funcionamento, alvará sanitário, certificado do Corpo de Bombeiros e registro no Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Além de cumprir a parte documental, as instituições ter uma equipe de profissionais de saúde à disposição, bem como uma estrutura física que permita acessibilidade aos idosos, evite a superlotação e garanta o conforto térmico dos internos.
Foi justamente por não atender a estes critérios que a Casa de Repouso São Gabriel foi interditada na última segunda-feira. Conforme a decisão judicial, o local apresenta irregularidades na instalação elétrica, ferragens expostas, fissuras, manchas de mofo nas paredes e a presença de cupins.
A Casa de Repouso São Gabriel acolhe mais de 60 pessoas idosas ou com deficiência. Em nota, a instituição afirma que não foi oficialmente intimada da decisão judicial.