Policiais militares são condenados após alvejar a tiros vítimas em abordagem
A sentença prevê dois anos e quatro meses de reclusão para cada um dos PMs.
15/02/2025 08:34:13
Dois policiais militares do Batalhão de Policiamento do Raio (BPRaio) foram condenados por lesão corporal grave e gravíssima após dispararem e alvejarem a tiros vítimas durante abordagem a um 'carro errado', no bairro Montese, em Fortaleza. A decisão contra os soldados Ítelo José Marques Moura e Leonardo Moreira Oliveira foi proferida na última quarta-feira (12) e publicada no Diário da Justiça da sexta-feira (14).
A sentença prevê dois anos e quatro meses de reclusão para cada um dos PMs. O regime inicial é o aberto e, de acordo com o juiz da Auditoria Militar, não cabe substituição de pena, porque "os crimes foram cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa". Uma das vítimas foi atingida com quatro disparos e ficou hospitalizada.
A defesa de Ítelo, representada pelo advogado Oswaldo Cardoso disse que "recebe com serenidade a decisão, onde acredita na inocência do militar e que ainda, a situação está prescrita". Além disso, o militar tem conduta pessoal e profissional ilibada". A defesa de Leonardo não foi localizada pela reportagem.
No dia 18 de novembro de 2016, por volta das 18h, um grupamento do BPRaio patrulhava e aguardava a chegada de um carro modelo Corsa Classic, cor preta, de quatro portas. Os PMs acreditavam que no veículo estava um criminoso de apelido 'Chocolate', envolvido em uma tentativa de assalto na região.