Ibiapaba FM 98,1 - Oito cardeais brasileiros podem ser votados em possível conclave e virar papa

Oito cardeais brasileiros podem ser votados em possível conclave e virar papa

Dom Odilo Scherer, de 75 anos, foi nomeado cardeal em 2007 e possui doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.


24/02/2025 08:31:10

Em meio a especulações sobre a saúde do Papa Francisco, discute-se a possibilidade de um novo conclave para eleger seu sucessor. Nesse contexto, oito cardeais brasileiros são mencionados como potenciais candidatos ao papado. Entre eles, destacam-se Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, ambos com significativa experiência e atuação na Igreja Católica.

Dom Odilo Scherer, de 75 anos, foi nomeado cardeal em 2007 e possui doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em 2013, durante o conclave que elegeu o Papa Francisco, seu nome foi considerado para o papado. Dom Orani João Tempesta, de 74 anos, tornou-se cardeal em 2014 e teve papel relevante na Jornada Mundial da Juventude de 2013, realizada no Rio de Janeiro.

Além deles, outros cardeais brasileiros com menos de 80 anos e, portanto, aptos a votar e serem eleitos em um possível conclave, incluem Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus; Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador; Dom José F. Advíncula, arcebispo de Manila; Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre; e Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. A presença desses cardeais reforça a representatividade brasileira no colégio cardinalício e destaca a importância da Igreja Católica no país.

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 00:00 às 05:00