Papa Francisco volta para ventilação mecânica após insuficiência respiratória aguda
Apesar dessas adversidades, o Vaticano informou que o Papa permaneceu consciente, orientado e cooperativo durante todo o período.
04/03/2025 07:57:38
O Papa Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, devido a uma pneumonia bilateral. Durante sua internação, ele apresentou episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por acúmulo de muco nos brônquios e broncoespasmos. Essas complicações exigiram a realização de broncoscopias para a remoção das secreções e a retomada da ventilação mecânica não invasiva.
Apesar dessas adversidades, o Vaticano informou que o Papa permaneceu consciente, orientado e cooperativo durante todo o período. Boletins médicos recentes indicam que ele descansou bem durante a noite e seu estado de saúde é considerado estável, embora o prognóstico permaneça reservado.
Durante sua hospitalização, Francisco continuou a desempenhar algumas de suas funções papais, incluindo reuniões com altos funcionários do Vaticano. Ele também expressou gratidão aos médicos e aos fiéis por suas orações e apoio contínuo. No entanto, devido ao seu estado de saúde, não pôde participar das celebrações dominicais na Basílica de São Pedro, enviando mensagens de agradecimento e pedidos de paz através de comunicados oficiais.