Ibiapaba FM 98,1 - Produção industrial brasileira engata o quarto mês sem crescimento, mostra IBGE

Produção industrial brasileira engata o quarto mês sem crescimento, mostra IBGE

Em janeiro, três das quatro grandes categorias econômicas e 18 dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram crescimento na produção.


11/03/2025 09:38:35

A produção industrial brasileira ficou estagnada em janeiro na comparação com dezembro, interrompendo a sequência de três meses de taxas negativas consecutivas, período em que acumulou perda de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O índice acumulado dos últimos 12 meses avançou 2,9%, mostrando taxa positiva, mas reduzindo o ritmo de crescimento frente aos resultados dos meses anteriores.
Em janeiro, três das quatro grandes categorias econômicas e 18 dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram crescimento na produção. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por máquinas e equipamentos (6,9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3%).
Outras contribuições positivas relevantes sobre o total da indústria vieram de:
produtos de borracha e de material plástico (3,7%)
artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (9,3%)
produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,8%)
produtos diversos (10%)
máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,3%)
móveis (6,8%)
manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (5%)
produtos alimentícios (0,4%).
Por outro lado, entre as seis atividades que apontaram redução na produção, a de indústrias extrativas (-2,4%) exerceu o principal impacto em janeiro de 2025 e interrompeu dois meses consecutivos de crescimento na produção, período em que acumulou ganho de 0,5%.

Vale destacar também as contribuições negativas registradas pelos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,1%), de celulose, papel e produtos de papel (-3,2%) e de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-4,7%).

 

NO AR Voz do Brasil
- 19:00 às 20:00