Deputada quer suspender livros infantis sobre diversidade e religiões africanas
A deputada confirmou os pedidos, mas justificou que não tem "problema com a fé dos outros"
13/03/2025 09:18:43
A deputada estadual Dra Silvana (PL) quer a suspensão de dois livros infantis distribuídos em escolas municipais do Ceará que falam sobre diversidade e religiões de matrizes africanas. Em fevereiro, a parlamentar fez requerimentos na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e condenou as publicações, afirmando que há "mensagem subliminar" de incentivo à cultura LGBTQIAPN+ no livro "E o medo, que medo tem?" e "problemática violenta" na forma lúdica de ensinar "religiões de matrizes afro" em "Alfrabeto".
A deputada confirmou os pedidos, mas justificou que não tem "problema com a fé dos outros". "Meu problema é neutralizar a escola", indicou Dra Silvana, que nesta quarta-feira (12) protocolou contra um terceiro livro, intitulado "O Baú Ancestral: Histórias da Bisavó".
Acerca do primeiro livro, a deputada estadual disse que "não é adequado ver um menino vestido de bailarina como se demonstrasse que assim ele estaria 'vencendo um medo', 'se libertando'. Em resposta, a autora do livro disse que não foi dito que é um menino usando uniforme de balé, e que pode ser uma menina de cabelos curtos.