Ibiapaba FM 98,1 - Câmara aprova projeto que aumenta pena de homicídio contra profissionais de saúde

Câmara aprova projeto que aumenta pena de homicídio contra profissionais de saúde

De acordo com o projeto, a pena padrão de homicídio, de reclusão de 6 a 20 anos, passa a ser de 12 a 30 anos.


29/05/2025 08:27:57

Um projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Deputados, aumenta a pena de homicídio praticado contra profissional de saúde no exercício de sua profissão ou em decorrência dela. De acordo com o projeto, a pena padrão de homicídio, de reclusão de 6 a 20 anos, passa a ser de 12 a 30 anos. O texto segue para o Senado.

O Projeto de Lei 6749/16 inclui o homicídio de profissionais de saúde na lista dos crimes hediondos, assim como os de lesão corporal de natureza gravíssima ou lesão seguida de morte. O texto estabelece que será considerado hediondo se o crime de lesão atingir cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até o 3º grau em razão do vínculo.

Quanto aos crimes de lesão, as penas de reclusão de 2 a 5 anos são aumentadas de 1/3 a 2/3 se forem de natureza grave, gravíssima ou seguidos de morte. Nesse caso, o aumento valerá também se o crime for contra profissionais de educação no exercício de sua função ou em decorrência dela.

O texto do projeto de lei determina que, para o crime de constranger alguém por meio de violência ou grave ameaça, a pena de detenção será de 3 meses a 1 ano, e para o de incitação pública ao crime (detenção de 3 a 6 meses). O projeto prevê aumento de pena em dobro caso os crimes sejam praticados contra profissionais de saúde no exercício de suas funções ou em decorrência dela.

NO AR Tarde Mix
Karla Costa - 13:30 às 16:00