Custo dos planos de saúde para jovens dobra em cinco anos no Ceará e supera alta entre idosos
O setor atribui o aumento ao crescente número de diagnósticos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
14/06/2025 08:44:24
O custo assistencial dos planos de saúde destinados à população de 0 a 18 anos disparou 105% nos últimos cinco anos no Ceará. O percentual ultrapassou o registrado na faixa etária acima de 59 anos, cuja elevação foi de 58,13%, conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
No Estado, as despesas assistenciais com beneficiários de até 18 anos totalizavam R$ 426,8 milhões em 2019, passando para R$ 877,5 milhões em 2024. Para o cálculo, são consideradas as internações, consultas, serviços profissionais, exames e terapias, excluindo-se os custos relacionados à assistência odontológica.
O setor atribui o aumento ao crescente número de diagnósticos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, para a advogada Janielle Severo, assessora jurídica da Associação Fortaleza Azul e mãe de uma criança com autismo, essa elevação também reflete os gastos com judicializações. Segundo ela, diversos tratamentos garantidos por lei são frequentemente negados pelos planos de saúde, obrigando os beneficiários a recorrerem à Justiça