Ibiapaba FM 98,1 - Votos de deputados federais e de senadora do Ceará ajudam na derrubada de veto presidencial

Votos de deputados federais e de senadora do Ceará ajudam na derrubada de veto presidencial

Com essa medida do Congresso Nacional, os brasileiros deverão pagar, em 25 anos, R$ 179 bilhões a mais na conta de energia elétrica.


23/06/2025 08:17:33

O voto de 17 deputados federais e da senadora Augusta Brito (PT) ajudaram na derrubada do veto do presidente  Inácio Lula a artigos de um projeto de lei que cria o marco regulatório energético do País e torna obrigatória a contratação de energia oriunda de pequenas centrais elétricas.

Com essa medida do Congresso Nacional, os brasileiros deverão pagar, em 25 anos, R$ 179 bilhões a mais na conta de energia elétrica. Os vetos foram derrubados por 347 votos contra 56. Agora, cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, promulgar a lei que deixará, a médio e longo prazo, mais cara a conta de energia.

Ao vetar trechos da lei, no mês de janeiro deste ano, o presidente Lula manteve os incentivos às fontes renováveis de energia, mas vetou itens considerados prejudiciais aos consumidores, como subsídios para térmicas a carvão mineral. Houve veto, também, ao artigo que trata sobre a instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em áreas de preservação permanente, o que, para o governo, abriria brechas para impactos ambientais relevantes.

NO AR Tarde Mix
Karla Costa - 13:30 às 16:00