Vacina contra HPV: mais de 128 mil adolescentes ainda não se imunizaram no Ceará
“Nós temos vacina disponível no SUS e a gente não está alcançando a meta da vacinação.
30/06/2025 08:31:28
Mais de 128 mil adolescentes no Ceará ainda não foram imunizados contra o HPV, ou Papilomavírus Humano - um vírus sexualmente transmissível. A vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No sábado (28), uma nova campanha foi lançada com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação e alcançar 90% de cobertura entre jovens de 9 a 14 anos.
A iniciativa faz parte de um esforço nacional para eliminar o câncer de colo do útero até 2030. Segundo especialistas, essa meta é viável, desde que haja mobilização e conscientização da população. A vacina contra o HPV é considerada uma das principais formas de prevenção contra o câncer de colo do útero, doença causada em quase 100% dos casos pelo vírus HPV, de acordo com o Ministério da Saúde.
“Nós temos vacina disponível no SUS e a gente não está alcançando a meta da vacinação. Um evento como esse mobiliza, dá energia para os jovens, para o público dos interiores, para eles sentirem a necessidade de fazer parte.”, destacou Annete de Castro, co-fundadora do Grupo Mulheres do Brasil