Investigação sobre queda do avião da Air Índia está focada no controle de combustível.
Ainda segundo o The Air Current, os responsáveis não acreditam que o combustível possa ter sido contaminado antes da decolagem.
09/07/2025 09:33:15
A investigação do acidente com o Boeing 787-8, que caiu com 242 pessoas a bordo, na Índia, está focada em analisar os controles de combustível. A informação foi divulgada em reportagem do portal The Air Current, publicada nesta terça-feira (8).
Segundo o material, os investigadores buscam entender se a causa da tragédia está relacionada com os movimentos do console de combustível do motor. É nesse equipamento em que estão os botões que ligam e desativam o abastecimento da aeronave.
Funciona assim: em um avião de modelo similar ao do acidente, o controle de combustível é feito por meio de duas alavancas, uma para a ativação e outra para desativação. Normalmente, elas são utilizadas apenas na decolagem e aterrissagem, mas há casos raros em que é preciso ativá-las durante o voo, caso o motor apresente um problema.
Ainda segundo o The Air Current, os responsáveis não acreditam que o combustível possa ter sido contaminado antes da decolagem. Questionado, o Escritório de Investigação de Acidentes Aeronáuticos da Índia, que lidera a investigação sob as regras internacionais, não se posicionou ao veículo.