CE tem 74 mil pacientes do SUS à espera de consultas que poderiam ser atendidas por planos de saúde
A maior fila para consultas no Ceará que pode ser “desafogada” pelo programa é a de ortopedia: 21 mil pacientes estão à espera de atendimento especializado.
05/08/2025 10:20:11
Precisar de consulta médica e amargar meses ou até anos de espera é realidade ainda concreta para milhares de cearenses. O Estado tem, hoje, cerca de 74 mil pacientes aguardando por atendimento em ortopedia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, oncologia (câncer) e otorrinolaringologia.
Os dados foram informados ao Diário do Nordeste por Breno Novais, coordenador de Monitoramento, Avaliação e Controle do Sistema de Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em entrevista na última quinta-feira (31).
As seis especialidades citadas são prioritárias do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal – que, entre as ações, prevê a troca de dívidas de planos de saúde com a União por prestação de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com consultas, exames e procedimentos.
A maior fila para consultas no Ceará que pode ser “desafogada” pelo programa é a de ortopedia: 21 mil pacientes estão à espera de atendimento especializado. Em seguida, vem a oftalmologia, com outros 21 mil; ginecologia, com cerca de 16 mil; otorrino, com 14 mil; cardiologia, com 2 mil; e oncologia, com 200 pessoas.
fonte: diariodonordeste