Apoio a exportações e aquisição de alimentos estão entre medidas do Governo do Estado
“Essas medidas são resultado do diálogo com o setor produtivo.
22/08/2025 08:24:55
O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto que regulamenta o projeto de lei com medidas de enfrentamento aos efeitos do tarifaço norte-americano. A taxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos atingiu muitos setores da economia cearense e o Governo do Estado decidiu instituir medidas para proteger as empresas e preservar empregos.
O pacote de medidas tem apoio a exportações como estratégia para abertura de novos mercados, redução de encargos do FDI (Fundo de Desenvolvimento Industrial) e, por exemplo, aquisição de alimentos das empresas mais atingidas pelo tarifaço. Um desses segmentos mais prejudicados é o da pesca.
“Essas medidas são resultado do diálogo com o setor produtivo. Quero agradecer tanto à Fiec quanto à Faec, e aos empresários de todos os setores com quem nos reunimos e que colocaram suas dificuldades. Nós aguardamos as decisões do Governo Federal para tomarmos medidas com coerência e, assim, termos medidas complementares”, destacou Elmano de Freitas.
O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, enalteceu o gesto de sensibilidade do governador Elmano que, com rapidez, adotou medidas contra o tarifaço.
fonte : diariodonordeste