Ibiapaba FM 98,1 - Comissão veta inclusão de canetas emagrecedoras no SUS devido ao alto custo de tratamento

Comissão veta inclusão de canetas emagrecedoras no SUS devido ao alto custo de tratamento

Já a segunda é normalmente indicada para pacientes com obesidade e diabete tipo 2


23/08/2025 08:19:00

A incorporação dos medicamentos à base de semaglutida e liraglutida no SUS recebeu parecer contrário da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). Segundo o órgão, o alto custo das medicações é um dos fatores para a posição negativa.

A Conitec é responsável por realizar análises técnicas e consulta pública com o intuito de decidir quais tratamentos devem ser incluídos no sistema público de saúde brasileiro.

Dois pedidos eram analisados por um grupo técnico na última semana: a inclusão da semaglutida, da farmacêutica Novo Nordisk, e a da liraglutida, presente em canetas como a Saxenda.

A primeira analisada é utilizada no tratamento de pacientes com obesidade grau II e III, sem diabetes e acima de 45 anos, com doença cardiovascular. Já a segunda é normalmente indicada para pacientes com obesidade e diabete tipo 2. Aprovados no Brasil, os medicamentos possuem custo estimado de R$ 1 mil por cada caneta aplicadora. O preço, inclusive, foi o principal ponto levantado pela comissão, citando o alto custo, o que contrastaria com a restrição orçamentária.

fonte : diariodonordeste

NO AR Forrozão da 98,1
- 16:00 às 18:00