Ibiapaba FM 98,1 - Vacinação contra o sarampo é reforçada no Ceará , com doses para a faixa de 1 a 59 anos

Vacinação contra o sarampo é reforçada no Ceará , com doses para a faixa de 1 a 59 anos

O Ceará recebeu mais de 84 mil doses das vacinas tríplice viral, dupla viral e tetra viral.


19/09/2025 08:56:09

O Governo do Ceará está reforçando a campanha de vacinação contra o sarampo, que integra o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no estado, principalmente na faixa etária de 1 a 59 anos. A campanha segue até o dia 30 de setembro e contará com um Dia D de mobilização neste sábado (20), com a vacina disponível em todas as unidades básicas de saúde e salas de vacinação do Ceará.

A coordenadora estadual de imunização, Ana Karine Borges, alerta para a necessidade do reforço. Ela destaca que, apesar do Brasil ter recebido em 2024 a certificação de eliminação do sarampo, casos voltaram a aparecer, como no estado do Tocantins. “Isso remete um alerta para o estado do Ceará reforçar suas estratégias de vacinação, no intuito de buscar aquelas crianças, aquela população jovem também, adultos, que ainda não completou o seu esquema de vacinação ou que está com a vacinação em atraso ou não lembra se tomou a vacina”, pontua.

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível e potencialmente grave, que causa febre, manchas vermelhas pelo corpo e pode provocar complicações sérias. O Ceará recebeu mais de 84 mil doses das vacinas tríplice viral, dupla viral e tetra viral.

Ana Karine lembra que houve redução da cobertura vacinal nos anos de 2021 e 2022, chegando a apenas 70% ou 75%, deixando crianças – especialmente as menores de cinco anos – com a vacinação em atraso.

De acordo com dados das autoridades sanitárias, entre 2020 e 2025, o Ceará registrou 335 notificações de casos suspeitos para a doença, dos quais 11 foram confirmados, sendo o último em maio de 2022.

fonte :gcmais 

NO AR Voz do Brasil
- 19:00 às 20:00