Desabamento em Chaval deixa 21 feridos, sendo nove em estado grave
No mesmo período, o Disque 100 registrou 394 denúncias em 2024, um crescimento de 13 vezes em relação a 2020.
23/10/2025 09:46:04
O Senado Federal lançou, nesta quarta-feira, o projeto “Zap Delas”, uma nova ferramenta que utiliza o WhatsApp para receber denúncias e relatos de violência política de gênero. A iniciativa foi idealizada pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e tem como objetivo oferecer acolhimento, orientação jurídica e encaminhamento institucional às vítimas.
O programa busca ampliar o acesso das mulheres — especialmente candidatas, eleitas, assessoras e lideranças políticas — a mecanismos de proteção e denúncia, fortalecendo a participação feminina na política e enfrentando os diversos tipos de agressões que tentam silenciar vozes femininas no espaço público.
O lançamento ocorreu durante uma sessão especial do Senado, que reuniu autoridades, parlamentares e representantes da sociedade civil para debater os desafios enfrentados pelas mulheres na vida pública e discutir estratégias de prevenção e combate à violência política de gênero no Brasil.
De acordo com o Observatório Nacional da Mulher na Política, os casos de violência política contra mulheres aumentaram mais de 100% entre 2020 e 2024. No mesmo período, o Disque 100 registrou 394 denúncias em 2024, um crescimento de 13 vezes em relação a 2020. Já um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que mais de 60% das prefeitas e vice-prefeitas relataram ter sofrido algum tipo de agressão política durante a campanha ou o exercício do mandato.
Com o Zap Delas, o Senado reforça o compromisso com a proteção das mulheres na política e com a construção de ambientes institucionais mais seguros, democráticos e igualitários.
fonte : Ceara agora