Idoso dormia em barraco, sem banheiro e alimentação, durante trabalho em pedreira no Ceará
Ele vivia em um barraco dentro da pedreira, sem banheiro e sem acesso direto a água potável.
06/11/2025 09:37:27
Um homem de 61 anos foi resgatado de trabalho em condição degradante em pedreira no Ceará. Ele vivia em um barraco dentro da pedreira, sem banheiro e sem acesso direto a água potável.
O trabalhador vivia na pedreira há cerca de três anos, em um barraco de lona com estruturada segurada por galhos. No local não tinha banheiro e nem ambiente para alimentação. As necessidades fisiológicas eram realizadas no mato e o banho era tomado com baldes e canecas.
O resgate ocorreu em operação conjunta da Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Empregoe Defensoria Pública da União. Ao todo, 20 pessoas foram resgatadas em pedreiras no Ceará, Piauí e Pernambuco.
A ação fiscal foi realizada entre os dias 27 de outubro e 5 de dezembro, em diligências realizadas nos municípios de Juazeiro do Norte (CE), Caldeirão Grande do Piauí (PI), Araripina (PE), Exu (PE) e Parnaramirim (PE).
Conforme apurações, os trabalhadores não tinham carteira assinada e nem usavam equipamentos de proteção individual. Os trabalhadores foram identificados e resgatados pelas equipes de campo, que adotaram providências para que recebessem verbas rescisórias e outros direitos trabalhistas relacionados.
Fonte : jangadeiro