Uso prolongado de omeprazol e similares pode causar anemia e enfraquecer os ossos
“Esse desequilíbrio sugere risco futuro de fragilidade óssea, embora estudos mais longos ainda sejam necessários para confirmar
13/01/2026 08:34:42
Um novo estudo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) acendeu um sinal de alerta sobre os riscos do uso prolongado de medicamentos muito populares no Brasil, como omeprazol, pantoprazol e esomeprazol. Esses remédios, conhecidos como inibidores da bomba de prótons (IBPs), são amplamente usados no tratamento de gastrite, refluxo e úlceras, mas podem comprometer a absorção de nutrientes essenciais quando utilizados por mais de 14 dias.
A pesquisa, publicada na revista científica ACS Omega, mostrou que o uso prolongado desses medicamentos pode provocar deficiências nutricionais, como anemia, além de aumentar o risco de problemas ósseos.
Segundo a pesquisa, em testes realizados com camundongos, os cientistas observaram alterações na absorção de minerais fundamentais como ferro, cálcio, zinco, magnésio, cobre e potássio.
Um dos achados mais preocupantes foi o aumento significativo do cálcio no sangue, o que pode indicar que o mineral está sendo retirado dos ossos — um mecanismo que, a longo prazo, pode levar à osteoporose.
“Esse desequilíbrio sugere risco futuro de fragilidade óssea, embora estudos mais longos ainda sejam necessários para confirmar”, explicou Angerson Nogueira do Nascimento, professor da Unifesp e um dos coordenadores do estudo.
fonte : Diario do nordeste