Ibiapaba FM 98,1 - No fim do mandato, Bolsonaro libera exploração de madeira em terras indígenas

No fim do mandato, Bolsonaro libera exploração de madeira em terras indígenas

No fim do mandato, Bolsonaro libera exploração de madeira em terras indígenas, inclusive por não indígenas


16/12/2022 14:49:49

A duas semanas do fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro, o governo federal publicou nesta sexta-feira (16) uma medida que libera a extração de madeira em terras indígenas.

O ato é uma "instrução normativa" que autoriza o chamado manejo florestal sustentável. Ela foi assinada pelos presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, e da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier.

 

  • A medida permite a exploração inclusive por organizações de composição mista, ou seja, entidades com a participação de não indígenas.
  • A instrução entra em vigor daqui a 30 dias, já no governo Lula, que poderá rever a medida.
  • Para entidades ambientais, a medida fere a Constituição Federal, que veda a exploração de madeira em terras indígenas.
 

Qual a justificativa da Funai?

 

Em nota, a Funai afirma que a medida era uma "reivindicação antiga de diversas etnias e resultará em mais autonomia para os indígenas" e acrescenta que possibilitará a ampliação de "geração de renda nas aldeias de forma sustentável".

Segundo a fundação, a regulamentação "ajudará a combater as atividades de desmatamento ilegal em terras indígenas". Diz ainda que o manejo florestal "é estudado há mais de uma década por instituições e entidades ambientalistas e indigenistas como uma alternativa viável de geração de renda e emprego nas comunidades indígenas".

 

 

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 00:00 às 05:00